Reciclagem de Bateria

Mais do que reciclar e ter o reaproveitamento da matéria prima, o fabricante de bateria tem total responsabilidade e comprometimento com todo o processo de reciclagem da bateria de carro, moto, caminhão ou no-break, que é complexo e exige inúmeras medidas de segurança. Por exemplo, desde a ampla divulgação sobre necessidade de se devolver a sucata da bateria velha ao ponto de venda, ao recolhimento e transporte adequado, até a destinação correta da borra de chumbo e do ácido que são rejeitos tóxicos, não reaproveitados e que exigem tratamento sanitário especial (classe II). Por isso os fabricantes de bateria necessitam fazer a reciclagem da bateria para assim garantir que no seu processo de reciclagem da bateria sua responsabilidade ambiental e social ocorre do começo ao fim do processo.

Mais do que o efeito comercial que o chumbo significa para o mercado, a reciclagem da bateria de carro, moto, caminhão ou no-break faz parte da sua visão de negócio que é prover um mundo mais confortável, seguro e sustentável. Mantendo nossos valores e compromisso a Porto Baterias respeita o meio ambiente e recolhe quase a totalidade das baterias comercializada para reciclagem. As Baterias esgotadas “sucatas” são destinadas para reciclagem junto às fábricas, atendendo dessa maneira a legislação vigente.

Leis referente a reciclagem de baterias:

RESOLUÇÃO CONAMA no 401, de 4 de novembro de 2008 Publicada no DOU nº 215, de 5 de novembro de 2008, Seção 1, página 108-109 Correlação: • Revoga a Resolução CONAMA no 257/99 Estabelece os limites máximos de chumbo, cádmio e mercúrio para pilhas e baterias comercializadas no território nacional e os critérios e padrões para o seu gerenciamento ambientalmente adequado, e dá outras providências.

DECRETO Nº 7.404, DE 23 DE DEZEMBRO DE 2010

Regulamenta a Lei no 12.305, de 2 de agosto de 2010, que institui a Política Nacional de Resíduos Sólidos, cria o Comitê Interministerial da Política Nacional de Resíduos Sólidos e o Comitê Orientador para a Implantação dos Sistemas de Logística Reversa, e dá outras providências.

 

X