A importância da reciclagem de baterias automotivas

A preservação do meio ambiente, o uso racional de recursos naturais e a mudança de posturas da sociedade frente às questões ambientais têm nos levado a buscar um melhor desempenho nessa área. Toda reciclagem tem um papel muito importante para o meio ambiente e com a reciclagem de baterias automotivas não é diferente, sendo de grande importância para a não extração de matéria-prima que causam problemas ambientais com alto grau de poluição e também por reduzir a quantidade de baterias descartadas.

A grande maioria dos fabricantes não aceita mais vender baterias sem a correspondente devolução da bateria velha. Isto acontece até em áreas mais remotas, pois a logística reversa tem papel importante na viabilização deste negócio. Ao realizar a troca da bateria do seu automóvel, a mesma deve ser deixada na loja onde foi realizado o serviço, para que possam ser encaminhadas aos centros de reciclagem adequados e posteriormente possam ter seus fluidos, polímeros e componentes de chumbo encaminhados para as empresas, para que voltem aos processos produtivos.

Todos os componentes da bateria de chumbo são recicláveis e estima-se que cerca 70% do metal (chumbo) produzido no mundo é empregado na fabricação das baterias dos nossos carros, então a reciclagem tem um papel importante na recuperação deste material.

Na reciclagem das baterias aplica-se um processo em que as placas de chumbo são fundidas em fornos a altas temperaturas. O produto derretido é vazado em um cadinho de refino, transformando em lingotes – massa de metal ou material condutor que, ao ser derretido, é colocado em um molde para ser melhor manuseado –, que são armazenados e vendidos como matéria-prima secundaria para a fabricação de uma nova bateria. Durante o processo de reciclagem, os principais resíduos gerados, que podem vir a contaminar o meio ambiente são: a escória (subproduto da reciclagem de bateria) e os particulados liberados durante a fundição.

Para que não tenhamos problemas ambientais futuros, cada parte tem um importante papel ao destinar corretamente as baterias fora de uso para as empresas coletoras, pois com a logística reversa torna claro o princípio da responsabilidade compartilhada pelo ciclo de vida dos produtos, abrangendo fabricantes, comerciantes, importadores, distribuidores, consumidores e responsáveis pelos serviços públicos de limpeza urbana e manejo dos resíduos sólidos.

Fonte: http://www.pensamentoverde.com.br/reciclagem/importancia-reciclagem-baterias-automotivas/

One thought on “A importância da reciclagem de baterias automotivas”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *